quarta-feira, julho 14

Mais uma contra a copa?

 Depois de atender alguns clientes, bateram algumas idéias e lá estava eu com meus planejamentos. 
"Inicio o curso de jornalismo em agosto,  sendo o curso da duração de 4 anos, estarei me formando por volta de 2014. 2014? Ano da Copa, bingo!"
  Bastou essa relação e não demorou muito para que essa cabecinha passasse a se empolgar. Copa no BR, em 2014, com alguns jogos Porto Alegre? Sim, será uma boa oportunidade para descolar um emprego e por em prática o resultado dos anos de aperfeiçoamento.
  Fui à casa de uma amiga e lá havia mais outra eufórica, sua mãe super contente porque é formada em hotelaria já se via recheada de indicações para essa época.
  Bacana, pessoal com propostas de emprego por... meses? Não, dias!
 Há alguns dias tive a oportunidade de conversar com um candidato a deputado federal nas eleições desse ano. Nesse bate-papo, ele demonstrou que seu interesse é em conquistar o cargo para ter acesso a finanças que lhe darão oportunidade de beneficiar um grupo social de que pertence, pois sem o cargo esta liberação parece impossível.
  Copa, eleição. Empregos, cursos, vestuário, leituras. Tudo, tudo gira em torno do auto-benefício.
  Tudo o que pensamos ou fazemos é procurando satisfazer a nossos próprios interesses. Não há, na cabeça do brasileiro, a ideia de que devemos buscar o favorecimento de todos. A gente se esquece de que é uma nação, de que um depende do outro e de que, para que haja o tal progresso exibido em nossa bandeira, é preciso um equilíbrio na evolução de todas classes sociais.
  Sim, eu mesma me deparei com essa hipocrisia. Me alegrei com a Copa porque EU teria oportunidade de emprego. Mas tá, e os outros? Além disso, seria algo passageiro, que duraria alguns dias e não traria proveito à população depois de que os jogos cessassem. 
  Mais do que isso, o dinheiro que circulará em razão da preparação do evento seria mais do que suficiente para auxiliar em muitas das falências do sistema público em nosso país. É vergonhoso quando percebemos que as pessoas visam mais ao lucro do que à vida. Vida, o que é isso? Acho que nem reconhecemos o significado dessa palavra. Tranquilo, deixemos pessoas morrendo a cada dia na fila do SUS por não conseguirem o bendito do atendimento, deixemos nossos adolescentes saírem do segundo grau sem noção alguma do que é uma regra de três. Vamos sorrir e fazer de conta que tudo está correndo bem. Ah, não se esqueçam: em 2014, gritem muito GOOOL!
  
"Luto pelo justo, pelo bom, pelo melhor do mundo". (Olga Benário Prestes)
Boa eleição, boa Copa a todos. Até mais.

15 comentários:

César disse...

Boa sorte no seu curso e espero q consiga um otimo emprego com as oportunidades q a copa vai trazer.

Nhiai ? disse...

Brasileiro é individualista, enquanto isso não mudar não seremos um país de 1º mundo, mesmo sendo o país mais rico

Theldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Theldo disse...

" Não há, na cabeça do brasileiro, a ideia de que devemos buscar o favorecimento de todos."
É simples: Para que um lado ganhe, outro perde. No mundo dos interesses não existe empate. Tentar ver o mundo dentro de um modelo comunista é impossível. País NENHUM vive dentro desse modelo.

Qto a Copa, esse sim é um evento e taanto!! que trará para o Brasil a possibilidade de muitas melhorias ( mesmo que bm focalizadas em grandes centros urbanos ) seja culturalmente, seja na infra-estrutura.

O fato de a saúde, educação e desigualdade social do Brasil estarem aquém do que gostaríamos, não quer dizer que o Brasil não possa investir num evento internacional.

[x]Theldo

M. Araújo disse...

Essa realidade de auto-promoção todo o tempo não se limita ao Brasil, o próprio capitalismo instiga o individualismo, não podemos nos culpar tanto pelos mecanismos que movem nossa sociedade, podemos sim atenuar os efeitos negativos, mas a coisa acontece em volta do que postei um dia desses, quem até hoje foi capaz de vencer o sistema ?

http://tetodeorates.blogspot.com/

Keylla Mayara disse...

Ameii o textoo =)vc concerteza vai ser uma ótima profissionaal =))
...
brasileiroo mto individualista mesmooo,devemos mudaar isso...
teer mais concienciia de nossos atoos e pensar mais nos outroos.

tee seguindoo =]

Unknown disse...

eh assim msm
gostei do texto
^^

Brunosh disse...

o Brasil nunca será um pais do chamado "primeiro mundo", está na cultura do povo. mas é nisso que o brasileiro se destaca, sua receptivade, seu calor, seu carisma. É fato que tem a contrapartida disso, a desorganização, corrupção, etc. Espero pelo menos que com essa copa as cidades invistam em suas respectivas infra-estruturas, para melhorarem a qualidade de vida de seus cidadãos...

Mari Frazão disse...

Muito bom seu texto. Será minha colega de trabalho né? Legal! O Brasil tá realmente precisando de bons jornalistas, afinal, até eles andam se vendendo oq é uma pena :/
Queria ter vivido na época de Carlos Lacerda.
Não me alegrei com a copa e nem vi os jogos, esse pseudo patriotismo me enoja.
O Brasil precisa de pessoas que dêem valor as pessoas de todas as classes sociais e que gritem por JUSTIÇA!
amei seu blog,sempre que quiser trocar uma ideia...(Y) te seguindo ;*

Leticia disse...

Nossa...é verdadde ne...concordo com vc.O Brasil precisa mesmooo de pessoas quem se importem com os otros idependente da classe social.. Mto bom se texto e mto bom seu bloggg...adoreiii..to seguindoo! beijoss Laura

Ѽ Ellen Kαωαii ϟ disse...

linda,gosto muito do seu blog e por isso que eu indiquei ele para 3 selos, depois pega lá no meu blog tá ? =**

http://kimmykawaii.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eh fodaa.. ;s
O conteúdo e o blog tb ;p

http://www.o-jappa.blogspot.com

Unknown disse...

Você tem um ótimo jeito de escrever...
E Belíssimo blog!
O tema abordado foi ótimo e concordo com muito do dito!
;D

Anderson Massolino disse...

Eu me posiciono a favor da Copa em Porto Alegre.Não porque gosto de futebol,mas porque trará beneficios a cidade.Aos que dizem que copa é pra país rico,bobagem.A Africa do Sul mostrou que é possivél um país pobre que está abaixo da linha da miséria, sediar muito bem uma Copa do Mundo.
A Africa teve alguns problemas que nós também vamos ter sem dúvidas,mas muitos problemas nossos também serão resolvidos com muito dinheiro que irá aparecer de todos os cantos.Esse dinheiro com certeza nem iriamos ver se não tivesse copa do mundo,por isso que pra mim não cola essa conversa que com o dinheiro da copa poderiam ser investidos em saúde e Educação.esse dinheiro seria desviado para paraisos fiscais,infelizmente.
Saúde e Educação tem que ter investimento anualmente e não só em 2014.A saúde terá seu investimento necessario para a Copa ou acham que se um turista adoecer,ele vai ficar deitado no corredor do hospital...
Porto Alegre será beneficiada em mobilidade urbana com investimentos de 524,9 Milhões.
Após a Copa,tudo será usufruido pela população,diferente da Africa pois lá não tem campeonato de futebol durante o ano.
Aos que querem Emprego em 2014,temporarios vão ter muitas vagas e fixos provavelmente terão poucas vagas,ai vai depender da potencia de cada um em sobressair mais que outros no Inglês,Espanhol e Frances.
quem quiser debater a copa de 2014 comigo,estou a disposição.

um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

hipocrisia eh phoda....mas eu vou comemorar sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Bem-vindos!

Minha foto
Um conjunto de antíteses e uma mente apaixonada, que pulsam juntos em forma de sonhos. Graduanda em Psicologia e ex-estudante de Jornalismo na UFRGS.

Eles aprovam: