quarta-feira, fevereiro 24

Metamorfose

   Mais do que uma escolha, uma necessidade.

   O mais famoso livro de Kafka, A Metamorfose, usufrui de uma metáfora para observar as transformações que ocorrem em nossas vidas. Nossa atenção se dirige para Gregor Samsa durante o enredo, cidadão ativo em seu emprego, por meio do qual mantém o sustento da família. Certo dia, acorda transformado em um inseto e, a partir de então, exibe-se o clímax de nosso conto. Gregor é ignorado pela família e, além disso, se abstém da mudança que sofreu, com a qual apenas sua irmã busca maneiras convenientes para lidar. Apesar de tratar de uma transformação física, Kafka procurou explorar as mudanças sentimentais e psicológicas que nos rodeiam  a cada momento.
  Maiores informações a respeito do conto: A Metamorfose ( Wikipédia)

   Mesmo que a maior parte de nossos dias não nos cause impactos significativos, os poucos dias em que somos surpreendidos provocam diferenças no período posterior. Sejam elas positivas ou não, devemos estar dispostos a conviver com esse momento.
   São curiosos os períodos em que relemos um texto escrito por nós há alguns anos ou observamos desenhos, fotos e vídeos de que fizemos parte e nos deparamos com a famosa frase: "Como fui capaz de ser ou de escrever deste modo?". Nem sempre conseguimos explicar de que forma modificamos e somamos princípios à nossa personalidade ou em que período nosso físico foi modificado.
   Todos estamos sujeitos a períodos de transformação, mas não é aconselhável que nos portemos como nosso amigo, Gregor, que procurou ignorar sua mudança e permitiu que ela o prejudicasse, já que se trancou por meses em seu quarto, onde não almejou obter uma postura que trouxesse crescimento à sua vida familiar e profissional, ele permitiu que aquele item o impedisse de prosseguir,de lutar.
  Gregor encontrou-se sem apoio familiar no momento da transformação. Nós, por outro lado, necessitamos estar sempre preparados para trabalhar com rigor a fim de que a mudança se adeqúe ao nosso cotidiano sem interferir em nossos planos e seja capaz de vigorar para exibir o lado  proveitoso para que veio, mesmo que não tenhamos alguém que nos incentive, que creia em nosso potencial.
   Apesar de desejarmos ou não, mudanças se fazem sempre presente e não são aceitas em todos momentos por aqueles que nos rodeiam. Modificar implica coragem, coragem implica força de vontade, força para que nos expusemos com intuito de crescer. Mudanças nem sempre são motivo de alegria, podem exigir muito preparo, mas são necessárias para moldar nosso caráter e nos levar a uma evolução que nos insira em uma nova fase, que nos auxilie para que saibamos lidar com os novos atributos que se apresentam à nossa frente.
  A  metamorfose bate à sua porta, esteja pronto para a receber com disposição.
domingo, fevereiro 14

Você decide!

    Desde o primeiro choro após a palmada no nascimento, há características semelhantes em todos indivíduos, uma delas é desejo pela conquista. Enquanto bebês, nosso anseio é aprender; aprender a falar, a andar, a adquirir a autonomia necessária para os primeiros anos de formação. Após essa fase, nossos desejos passam a se basear naquilo que observamos. O diferencial está em não apenas observarmos, mas também em agirmos.
   O combustível de nossas vidas é o sonhar. É como se morrêssemos no momento em que deixamos de ter metas. O prazer do cotidiano está em sempre almejarmos algo, seja a conquista de um emprego, a procura pelo par que nos complete, a cura de uma doença... Independentemente da meta, ao participarmos de um ciclo que anseia por mudança, podemos também nos considerarmos grandes aprendizes.
   Somos aprendizes por meio de erros. Todos que já lutaram pela conquista sabem que, no decorrer do caminho, surgem barreiras que nos atrasam, mas não nos impedem de prosseguir. O atraso é necessário para o crescimento, visto que é geralmente nele que temos a oportunidade de errar e, em cima do erro, temos também a capacidade de aprender. Podemos ouvir conselhos de pessoas experientes, mas quase sempre é preciso que nós mesmos passemos pela dificuldade e, assim, aprendemos de forma que o conhecimento adquirido se torne um truque que poderemos usar durante nossa caminhada, ou seja, conhecimento verídico é aquele que alcançamos no momento em que nos superamos e descobrimos ter uma capacidade antes desconhecida.
  Sentimo-nos felizes quando observamos sujeitos realizados com suas vidas. Se tivermos a oportunidade de conversar com eles, veremos que podemos aprender muito através de seus exemplos. É nessa hora que nos sentimos mais capazes para aceitar a luta da conquista. Apesar de tudo, importante é observar que não podemos apenas sonhar com um futuro utópico, é necessário construir agora, é necessário lutar hoje.
   O porta retrato está pronto, apenas espera pela fotografia.                        Você é capaz de construir uma imagem digna de ser exibida na estante de sua casa?
   Além do desejo, devemos estar dispostos a ultrapassar os empecilhos que ocorrerem e precisamos nos dispor a separar períodos em que estejamos nos dedicando à construção do alicerce em que nosso sonho possa realmente ser edificado.
   Para que tenhamos o prazer da conquista, não podemos reclamar por não possuirmos condições ou nos justificarmos pelos que não foram capazes; devemos ter um olhar à diante, é preciso ver, é preciso que nossa inspiração esteja naqueles que, mesmo com dificuldades, obtiveram a força necessária para a superação e, em seguida, para a realização.
    Fato é, mesmo que sejamos de nacionalidades, de classes sociais ou de raças diferentes, todos temos metas e, mesmo com condições diferenciadas, necessitamos fazer bom uso daquelas que possuímos. Há alguns dias, foi morto um universitário que havia sido aprovado em uma universidade federal como primeiro colocado.Suas condições eram nenhum pouco desejáveis,já que o menino era de família humilde, filho de uma ex lixeira, contudo havia nele uma capacidade que o movia, algo que o encorajava a pesistir, mesmo que ninguém desse crédito aos seus anseios. Apesar de não estar presente para a conclusão de seu curso, ele ensinou suas irmãs a lutarem até que consigam alcançar o que desejam. Você possui a capacidade, mas a escolha e sua.
   Há um vídeo o qual exibe a vida de um homem que, mesmo sem condições físicas para a realização de muitas atividades cotidianas, foi capaz de superá-las para viver de forma dígna e serve de exemplo para todos nós. Assista, creio que por meio das seguintes imagens você aprenderá um pouquinho no dia de hoje:
          

Uma boa semana a todos,abraços.
segunda-feira, fevereiro 8

Eles discutem,eu observo.

Eles discutem,eu observo.Apenas rio.
   Estou completamente fascinada com as discussões que surgem em comunidades jornalísticas na internet. Ora ou outra, há especialistas ou iniciantes trazendo questionamentos àqueles que já têm experiência no assunto. O modo como essas questões são abordadas sempre dá origem a uma "pulga na orelha" de alguém. Com a presença destes itens, a peça está montada. Just watch it.
   Como concluímos ao observar alguns casos, fica cada vez mais comprovado: é preciso que nós mesmos conheçamos indivíduos, instituições e seus adjacentes para termos opinião própria a respeito deles. Digo isto porque minha inocente ideia era de que, em comunidades onde há indivíduos bem formados e com destaque no mercado de trabalho, houvessem questionamentos que levassem ao crescimento daqueles que participam da abordagem, o que ocorre raramente. Assim que um internauta levanta uma questão - mesmo que não polêmica- , há outro que se faz presente para criticar um erro de português, uma ignorância ou apenas porque não concorda com o pensamento do outro. Não, não pense que ele faz isso com intuito de auxiliar o locutor; seu objetivo,na maioria das vezes, é de apenas divulgar seu grau de superioridade. Se este grau existe ou não, eu não sei, mas que o modo como eles se portam me provoca inúmeros risos, disso eu tenho certeza.
   Esta é uma realidade que precisa ser mudada. Acredito que muitos dos participantes destas redes de internet fazem parte delas porque desejam crescer como profissionais através de debates e de informações vigentes. O fato de sempre haver críticas não construtivas leva esses indivíduos a permanecerem ocultos, enquanto poderiam estar abordando temas que produzissem a dúvida e, consequentemente, a busca pelo saber.
   Creio que todo  cidadão, como ser pensante, tem momentos em que deseja modificar o meio em que se encontra para que esse se torne melhor perante sua visão; no entanto, eu e você permanecemos também ocultos por sabermos que há sujeitos que nos impedirão de abordar uma postura que gere resultados. Devido àqueles que derrubam,os que têm atributos para elevar deixam-nos guardados e,assim,a sociedade procede.
   Todos ficam surpreendidos quando algum de nós tem a coragem de tirar seus utensílios da gaveta sem o receio de que eles sejam perdidos.O arriscar, mesmo sendo inseguro, muitas vezes é preciso, é apenas por meio dele que as mudanças ocorrem, que a sociedade amadurece, que a sociedade se destaca. Uma vez ouvi um pastor dizer "é normal que tenhamos medo, mas não é normal que permaneçamos com ele!". Se somos capazes de usar a razão para criticar, também sejamos aptos a usufruí-la como forma de disseminar o medo.
    Muitas vezes é preciso negar o natural para que alcancemos o item diferencial. Seja mais um dos que permite que a surpresa produza expectativa e coragem para mudar.
    Boa semana para todos, até mais.
  
  

quarta-feira, fevereiro 3

Estética X Conhecimento

   Mestres da locomoção, da sustentação e, na maior parte das vezes, os primeiros a agir em razão da ativação do sistema simpático, são tratados com indiferença. Quando avaliados segundo valores estéticos, são julgados não interessantes, ou, coloquialmente falando, "feios". Nossos pés podem não ter um aspecto gracioso frente à nossa visão, mas sabemos que desempenham  imensa importância no dia a dia.
   Não é surpresa observar o quanto somos influenciados a sentenciar que o conceito de útil se assemelha ao de belo. Seja pelo julgamento de Platão ao conceituar belo como uma construção harmoniosa das formas ou mesmo por Darwin que, segundo suas experiências, comprovou que a beleza é essencial para a evolução e para a perpetuação da espécie, a beleza física se estruturou, em nosso meio, em forma de realeza absoluta. O que mais buscamos são rostinhos apreciáveis. Desde uma navegação no orkut até a conquista de um emprego, ela demonstra sua hegemonia.
   O mais interessante é que imputamos toda  culpa desta avaliação apenas à indústria cultural. Não compreendemos que, em um simples diálogo com desconhecidos, temos a inclinação a observar que indivíduos com melhores aspectos físicos são os mais propícios a que criemos um vínculo de amizade. Fato é, pessoas mais reconhecidas pela beleza física são também as mais privilegiadas com os melhores salários.
   Beleza é sim um vetor a ser observado, seja para que tenhamos um boa apresentação frente a uma avaliação profissional ou mesmo para o jogo da conquista, pois demonstra que , primeiramente, cuidamos de nós mesmos e, além disso, possuímos um grau de organização considerável. O perigo se faz presente quando ela deixa de ser um fator para ser o fator.
   Pesquisas comprovam que, para cada biblioteca instalada nas cidades, há dez salões de beleza. Ainda assim, sou obrigada a me questionar em relação a este resultado, já que acredito que a diferença seja ainda maior. De qualquer forma, fica visível que nos esquecemos de que a beleza é necessária em uma primeira ocasião, contudo seremos reconhecidos pelo que permanece sempre presente e, neste momento, resgatamos o elemento conhecimento.
   Em todas relações interpessoais, é admirável quando nos surpreendemos pela sabedoria de um indivíduo em detrimento dos outros com quem convive. Quando alguém consegue se destacar em vista de uma perpétua procura pelo saber mais sobre o mundo em que vive e o que nele ocorre a cada momento, há chances imensas de que ele seja um grande líder e, mais do que isso, seja uma pessoa realizada consigo mesma.
   A beleza, conforme nos afastamos da juventude, tem a propensão a ser disseminada; já o conhecimento de um cidadão, como dizia a  vovó, nunca poderá ser roubado e esse sim deve ser aquele que reina em todos os momentos de nossa evolução.
   Interessante será o momento em que conseguirmos observar nossos pés e os avaliarmos por cada momento em que são capazes de nos satisfazerem mediante nossas exigências cotidianas a apenas os reprimirmos por não corresponderem em relação a uma imagem pronta do que eles deveriam ser para que nos agradassem. Lutemos pelo que permanece, por aquilo que nos mantém como constantes aprendizes.

Bem-vindos!

Minha foto
Um conjunto de antíteses e uma mente apaixonada, que pulsam juntos em forma de sonhos. Graduanda em Psicologia e ex-estudante de Jornalismo na UFRGS.

Eles aprovam: