sexta-feira, junho 4

Arcano: em alguns casos é o tempero; noutros, a destruição.

   Depois de trabalhar em loja, já não vejo mistério no comércio. Observo produtos em vitrines e não me deslumbro com eles, há o domínio - sei como tudo funciona, conheço os preços, as qualidades, as origens.
   Não é diferente do que ocorre com você. Ao aprender a coreografia de alguma música que admira, provavelmente você não se surpreenderá nas próximas vezes em que assisti-la.Talvez por algum tempo você teve curiosidade sobre o modo como certa pessoa se portava, se vestia ou falava, porém, depois de terem criado um vínculo, compreendeu o porquê de suas atitudes e o mistério cessou. Exemplos não faltam, pense em lugares que você apenas via por fotos e que, depois de conhecê-los, passou a ter uma avaliação diferenciada sobre os locais.
    Há alguns dias, assisti à apresentação de um mágico requisitado em minha cidade, os presentes admiravam os truques e se questionavam a respeito de como eles eram possíveis; eu, no entanto, permanecia inquieta à procura de algo que me impressionasse. Por conhecer alguns truques e analisar o evento de forma crítica, sai do local bastante surpresa, não pelas mágicas, mas pelo domínio e poder do desconhecido.

Participe desta brincadeira:
   Costumo fazê-la com amigos e geralmente o pessoal fica curioso sobre seu segredo, veja como é:
1º: Pense em um número;  
2º: Multiplique ele por 2;
3º: Some com 8;
4º: Divida por 2 e
5º: Subtraia o número que você pensou.
O resultado não foi o número 4(quatro)? Conforme o resultado que desejo, proponho outras contas, é apenas uma simples questão matemática, aprendi a fazê-lo observando outras pessoas, então já não há nada demais.

   Tudo o que não conhecemos nos surpreende. Surpreende e engana. É desta maneira que instituições, empresas e nações funcionam, por meio da ignorância a que seus subordinados estão sujeitos. O marketing é recheado desta façanha, muitas vezes divulga informações não verídicas para que seus produtos sejam vendidos. Em um programa de rádio, o locutor se comunicava com um sujeito que supostamente lhe fazia uma ligação. Por meio da conversa, era explícito  que cada palavra era parte de uma combinação para divulgação de um show. No outro dia, todos ingressos estavam vendidos.
   Não saber é prazeroso muitas vezes, gera alegria ao assistirmos a mágicas, ao comprarmos uma roupa, ao encontrarmos um artista e, nesse sentido, é interessante que não tenhamos o domínio, porque a vida tem um gosto especial. Por outro lado, quando há pessoas que se aproveitam de nossa ignorância, é preciso auto-conhecimento, avaliação. Talvez você não perceba, mas já deve ter perdido muito pela manipulação que pessoas têm sobre sua vida. É o arcano que engana e surpreende, esteja atento!

Um ótimo final de semana a todos, até mais.



19 comentários:

Anônimo disse...

A maioria das pessoas pensa ser super inteligente, super esperta e saber de tudo. Se julgam fodas pela faculdade, pelo curso etc.
Enfim, a maiora das pessoas não sabe de nada, somos todos um bandos de pessoas idiotas que deveriam sempre querer aprender, ao invés de achar que somos fodas.

Bruno disse...

Texto muito bem escrito, com linguagem clara e concisa. Os argumentos foram claros e objetivos e de forma simples expressaram ideias coerentes e racionais. Escrevo tudo isso para ressaltar a qualidade empregada pela escritora, que apesar de ter ter iniciado a pouco suas produções já demonstra grande talento e projeta, assim, uma brilhante trajetória em sua carreira, fruto de seu amplo domínio sobre a palavra.

Macaco Pipi disse...

Bom, como estudante e futuro profissional de Marketing tenho a dizer que não manipulamos.
O MKT estuda o MERCADO em geral para satisfazer as necessidades e desejos das pessoas. Não tem a ver apenas com PROPAGANDA; publicidade e propaganda é apenas uma ferramente. O trabalho de um profissional do MKT envolve muito mais processores gerencias e administrativos. Esse exemplo que você deu é de propaganda enganosa.

No site do Ponto Frio na verdade foi um erro mesmo ao colocar os números. Isso acontece as vezes.

Uma coisa é trabalhar a mente do consumidor outra é enganar. Qualquer profissão deve ser feita com ética e não estamos fora disso.

Anônimo disse...

é verdade Laura.
O marketing faz o que as empresas querem ver, muitas vezes mentem, ou colocam informações talvez manipuladas, para que tudo seja exposto do jeito que querem que seja. Nas campanhas politicas é que vemos muito disso.
Eu segui teu blog, pretendo volta. BJOS Laura

iMarty Turbo disse...

aquela brincadeira da matematica eh mt obvio soh q vc fala operacoes no meio pra confundir mas no fim eh td conversa mole, eh como vc pensar num numero adicionar 10 e subtraair pelo numero q vc pensou, vai dar 10 deeer

Laura Marzullo disse...

iMarty, se você somar 10,não vai dar 10, veja você mesmo! ;)

Marina Barcelos disse...

O pior que eh verdade o que vc diz, fiz com vários numéros e todos acabaram em 4!! Legal o blog, belo texto!

Macaco Pipi disse...

Bom, mas isso é erro de quem atualiza o site, é mais comum do que parece.

E eu citei tudo isso porque no seu texto você diz: o MKT DIVULGA...esse trabalho é de quem faz parte de comunicação direta com a mídia, muito mais responsável os publicitários.
Mas enfim.. :)

Thamyzinha Iwasaki disse...

moça,obrigado pelo comentário em meu blog,foi o único que vi que realmente comentou com criatividade,wleu mesmo!

Daniel Lima disse...

Textro legal e boa sorte nessa nova jornada de comunicóloga que está por vir.
Sou estudante de comunicação, mas não faço Jornalismo, faço Relações Públicas, mas posso dizer que é uma ótima área para se trabalhar e que é muito gratificante quando se gosta.
Xeru e t+

www.comdestaque.blogspot.com --- www.sarau2eteres.blogspot.com

Artur disse...

tem um selo pra vc no meu blog ^^

Amanda Meloni disse...

Olá Laura, adorei o seu blog. Sou formada em jornalismo desde julho/2008. Ah, encontrei o link do seu blog em uma comunidade do orkut. Irei adicionar na lista do meu blog ... bjuu e sucesso!

anderson disse...

Bem,eu não ia postar nenhum comentario dessa vez,mas vamos ao que interessa.

A midia é uma Escravidão eficaz,
A midia diz e o povo Faz.

Eu particularmente que trabalho no meio fotográfico,eu agora entendo porque todas as mulheres da Playboy aparecem com o corpo tão esbelto nas revistas.Pura Manipulação.

A brincadeira das operações,ela é simples pois ela multiplica e divide pelo mesmo numero e subtrai pelo numero que você pensou e o 8 serve para o numero virar um numero par antes da divisão por 2.
Já a brincadeira do Imarty Turbo,é mais simples ainda pois qualquer numero que você pensar,você vai ter que subtrair o numero que você pensou,ficando apenas o 10 que foi somado.

exemplo:pensei no 100+10=110 - 100 =10

se a minha teoria tiver errada,me avisem,mas o caminho é por ai...

Laurinha,muito bom esse texto,bjs

Patricia Cruz disse...

Adorei o seu blog. Muito Bom!
Tem um selo pra você lá no meu blog.
:)
beijos

Cristina Moura disse...

adorei o texto, ja fizeram essa brincadeira comigo e eu nunca entendi.
beijos*

Anônimo disse...

Ótimo texto Laura, parabéns
concordo com seu argumento, tudo isto não deixa de ser uma Sociedade do Espetáculo, no qual ganha quem transformar a vida num palco de atuação e vendem produtos a partir de manipulações. O espetáculo serve para prender a atenção do telespectador rumo os comerciais, num estado de semi-hipnose das massas, basta reparar alguém assistindo TV. Pena que atualmente é difícil encontrar breves espetáculos saudáveis.

Até mais Laura!

Anônimo disse...

Oi Laurinha, são tantas questões,
Obrigado pelo elogio e pela visita!! Existem sim programas ótimos, mas são cada vez mais escasso e menos acessível!!

Este livreto dá um trabalhinho de se fazer, primeiro usei imagens que fiz em photoshop, a única que não é de minha autoria é do Hefestos. A organização no estilo de revista fiz no Corel Draw com várias páginas e salvei em PDF. No site ISSUU vc faz o upload do PDF e ele transforma em revista eletrônica.

Me adiciona no msn: pbeodtrao@hotmail.com aí conversamos melhor
bjos

Dayse Carolina disse...

Cara, sou muito boa em exatas - mentira ASIUDHAIUDAF; mas gostei da brincadeira com os números, bem criativo. (:

Éder disse...

Realmente..."Abracem-se as cortinas, e o espetáculo termina"...acho q essa frase resume bem o seu texto!

Postar um comentário

Bem-vindos!

Minha foto
Um conjunto de antíteses e uma mente apaixonada, que pulsam juntos em forma de sonhos. Graduanda em Psicologia e ex-estudante de Jornalismo na UFRGS.

Eles aprovam: