sexta-feira, abril 9

Meu Chuavinismo pelo BBB


    Não, não gosto de carnaval; não, não gosto de BBB e nem de novelas. Não, meu objetivo não é te agradar. Não pense que sou chata, talvez seja um pouco, mas não tanto quanto parece, apenas uso o pouco da porcentagem que meu cérebro permite para raciocinar.
   Já faz mais de uma semana que o programa acabou e aqui estamos nós, não-milionários e não-famosos, apenas com contas de telefone para pagar. Se você quer eliminar o BBB-fulano, ligue "030 ..." . Qual é mesmo o número? Você sabe melhor do que eu.
   A alienação é algo mágico. Pessoas se propõem a admirar a falácia de um programa de manipulação de massas, enquanto deveriam fazer de suas vidas algo que instigassem os outros a observarem-as por 24h, afinal, a inveja é sinal de que há algo concreto para que se deseje. Como isso não ocorre, o melhor é nos iludirmos assistindo ao programa e, a cada dia, nos tornando mais burros. Burros, o que é isso, Laura? Ah, deixo para vocês um texto escrito por David Coimbra, ele simplesmente arrasou:

                                                  Saiba como ficar burro sem sair da sala.
   Se você foi um dos capazes de chegar até este ponto da postagem, pense cá comigo por um instante. Você já se deu por conta do quanto somos capazes de criticar inúmeros dos problemas de nosso país, apesar de não dedicarmos nem mesmo o tempo de um episódio de BBB para pesquisar a respeito disso? Embora minha linguagem seja exacerbada, não sou contra o fato de você ir a bailes de carnaval, assistir ao BBB ou a novelas, desde que esteja consciente sobre as más e boas consequências que isso lhe causa. Meu objetivo aqui não é decidir o que você, meu amigo ou tio assiste, minha proposição é: imagine-se dedicando semelhante tempo dos programas à política, por exemplo. Pode ser uma suposição com tendência falaciosa, porém tenho quase certeza de que não haveria tanta alienação no meio de nossa população e, consequentemente, nossa realidade teria um alicerce muito diferente da atual para fundamentar suas ideias e agir na verdadeira democracia que hoje é apenas um conceito legislativo, jamais uma realidade do brasileiro.
   Vá aonde quiser, assista ao que lhe agrada, mas, por favor, não exija , não critique o que você não conhece, tenha argumentos, saiba o que está dizendo e, então, tenha o direito de julgar. Desta forma, todos darão maior atenção a suas palavras e, sim, poderemos tratar sobre assuntos que sejam do conhecimento de toda a população assim como nosso querido BBB e, ao mesmo tempo, nos levem ao debate, ao raciocínio, à mudança. Luto pelo dia em que o progresso gere a mesma polêmica, instigue e produza o mesmo interesse que existe pelos programas de entretenimento. Não é utopia, é vontade de enxergar.

Um ótimo final de semana para todos.
Laura M.S.

27 comentários:

Patricia Cruz disse...

Muito bom o texto.
Odeio carnaval, acho uma perda de tempo bbb e também não assisto novela. :) haha
Parabéns pelo blog. Muito bom. :)

Anderson Massolino disse...

olha,eu assisti BBB do inicio ao fim e nem por isso me acho mais burro,como tem gente que critica o BBB,mas sempre dá aquela "Espiadinha".dizem que BBB é chato,é porque nunca leram um livro de auto ajuda pra ver o que é chato.
dizem que o BBB só tem briga e barraco,vão ver novela e ver os casais brigando.
se alguem tiver afim de ver coisas educativas 24 horas por dia,coloquem no canal 7.
quem critica algum programa é porque já olhou.
só na final do BBB10,de cada 10 tvs ligadas,7 estavam na globo.
bom,no momento era isso e quando começar o BBB11,por favor me avisem,obrigado!!!

bom findi a todos

Laura Marzullo disse...

Gente, aqui é a Laura, autora do texto. Vim para deixar CLARO que não sou contra ao fato de assistirem ao programa. Meu objetivo foi usar um assunto polêmico para instigar as pessoas a pesquisarem sobre aquilo que criticam, para que, assim ,possam tomar atitudes que sejam merecedoras daquilo que elas dizem e tenham oportunidade de mudar, de progredir. That's all.

Anônimo disse...

cara eu assisti o bbb 3 vezes esse 10

é pouurra é uma merda.eu acho,então é uma opinião minha,o 9 eu assisti porque não tinha nada pra ver,depois veio o pc e emfim tenho mais o que fazer.

Rafael Botter disse...

Oi Laura,estou retribuindo ao seu comentario em meu blog,então a boatos que o novo livro do Dan Brown vai ser produzido o filmes mas sem data para começar as filmagens

Bill Falcão disse...

Vi esse BBB anos atrás, quando surgiu, mas por menos de 10 minutos, creio. É coisa pra quem tem QI de ameba. A mesma coisa penso de quem corre atrás do trio elétrico.
Bjoo!!

Anônimo disse...

tenho uma opinião formada sobre o BBB. Não é manipulação. É entreternimento. Reality Shows envolvem o público e são ótimos programas.


http://analisefc.blogspot.com/

Anderson Massolino disse...

eu acho que alguns ao analisarem o bbb tão caindo no mesmo erro quando dizem que as novelas ensinam a violencia,as novelas não ensinam nada,elas mostram a realidade,o que já está acontecendo.
o BBB ele não é um programa feito para dar a educação ao povo brasileiro e nem pra dar lições de moral,o BBB mostra como é hoje o brasileiro.
eu concordo com o post de cima do caetano Lorenzetti,é entretenimento e são ótimos programas.

Dsat disse...

Amei seu blog de montão querida; "A alienação é algo mágico." é isso que a mídia quer, alguns ousam a dizer que está em efêmera comunhão com as pessoas; mais sinceramente eu discordo como você!
Não devemos ser escravos das programação; eu por exemplo adoro ler, já li romances na modinha até os mais antigos, e sinceramente com uma bosta de um BBB ligado!

Mais idiota ainda quem liga para lá, ou mais idiota aquele que desliga a tv na hora da programação política; que poderia ser algo muito mais educativo ou incentivadoe :D

Amei mesmo aqui, to te seguindo!

Anderson Massolino disse...

"não critique o que você não conhece"
Laurinha,reforça de novo pro pessoal ese aviso.pois pelo visto,o pessoal não conhece o programa,tem um que viu só 10 minutos e já tá criticando e tem uns q acham que é somente por telefone que dá pra votar.olha,francamente...
e horario politico não é educativo,mas é muito interessante assistir,apesar de falarem muito e fazerem pouco,vale a pena assistir!

Anônimo disse...

Interessante ponto de vista, mas acredito que o que aliena não é o bbb e sim o tédio. Alem disso quem depois de um dia de trabalho vai estar interessado em política nacional. Assistir o bbb e ir ao carnaval não é um meio de aliviar o stress.

Rejan disse...

Quando dizem que as emissoras são grandes manipuladoras de pessoas, quase ninguém acredita, mas enfim (...) é lamentavel como as passoas acabam perdendo tempo assistindo algo em que não lhe proporcionara nada de bom!
mas enfim, nem todos pensam da mesma forma, mt bom o post! Parabéns *-*

http://hell-boyy.blogspot.com/

Carlos Magno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Magno disse...

retribuindo a visitaaa...
tbm naum gosto de carnaval...bbb ate passa...e novela eh suicidio
:S

Anônimo disse...

Bem,concordo com seu post '-'.
Tudo por culpa da alienação, essa palavra basta para descrever tudo.
Ótimo blog!

visita o meu?

www.mundo-leitor.blogspot.com

Biáh disse...

MuitOoo interessante seu blog

mariahdfg disse...

tbm não gosto de carnaval e bbb ? bbb é pura alienação, pessoas que não fazem nada vendo pessoas fazerem absolutamente nada (:

gostei do blog ^^


http://oicomota.blogspot.com/

Anônimo disse...

BBB = pura falta do que fazer :D

Unknown disse...

" Vá aonde quiser, assista ao que lhe agrada, mas, por favor, não exija , não critique o que você não conhece, tenha argumentos, saiba o que está dizendo"

Essas palavras marcaram.
Enfim, assistir um pouco de BBB, não tenho contas de telefone pra pagar e muito menos votei em fulano pra entrar ou sair. Assistir apenas por assistir, como qualquer outro programa da rede Globo.

Unknown disse...

Eu não assito BBB, eu leio ao invés disso :D

Dan Arrenius disse...

Eu nem sei esse BB, fou U*m LIXO

♪♪Junio♪♪ disse...

Ei acho que religião futebol e BBB não se discutem rsrs mas adorei o post akele link muito show tb...
Passa no meu depois...

Hasta luego!!!

pris disse...

Muito o bom o texto, e o big brother ñ passa de um espetaculo da vida alheia onde tds sem exeção dão nem q seja so uma espiadinha, é só entretenimento barato e inútil p/ quem assiste e rentoso p/ quem ganha alguma coisa lá dentro, sem esquecer q qualquer um q aceita participar antes de tudo tem uma imensa vocação em aparecer ahauhaah...

Thiago Batticelli disse...

Você tá certa!! Tem que colocar sua opinião mesmo, fazer o que gosta, ou deixar de assistir o que a massa assiste, enfim, seja sempre autêntica!!

Daniel Figueira disse...

Concordo plenamente!!!!!
BBB é mais um exemplo da nossa cultura inútul, um programa que não tiramos nenhum bom exemplo para usarmos no nosso cotidiano. Muito bo o post.

http://danfigueira01.blogspot.com/
http://danfigueira01.blogspot.com/

Gustavo disse...

Não podemos culpar diretamente o canal televisivo ou a empresa em si por aquilo q ela nos passa. Ela se aplica em transmitir para o publico-alvo apenas aquilo q a população sinaliza q quer ver, pq afinal nao há dúvida de que há bastante audiência para tal programa. Ou seja,o real problema está em nós. Talvez nem tenhamos espaço de escolher assitir o programa pelo livre arbítrio, nós seguimos o impulso de seguir a programação da rede televisiva em questão. O segredo está em sermos capazes de impor-nos o próprio poder de escolha daquilo q qremos realmente assistir. O pior de tudo é a vulgaridade cada vez maior do programa, a exposição a q os participantes do tal programa se permitem, a falta total de respeito á disciplina, à racionalidade e aos bons costumes. Tudo vira um ciclo vicioso, porque nós continuamos assitindo a verdadeiras trivialidades, enquanto reclamamos q nao temos nada mais de melhor à disposição para ser visto, quando na verdade temos preguiça de procurar algo melhor para nos entreter. Na verdade, existe pouca cultura atrativa para ser vista na televisão, primeiro porque achamos todo o resto uma chatice, segundo, pq qual seria o interesse de uma rede de televisão em investir no multicuturalismo, se um reality show q expõe os "instintos mais selvagens" dos participantes da muuuito mais audiência? Aliás, todas as outros canais decidem transmitir outros reality shows, ou falando de futebol, os dois canais são capazes de transmitir o mesmo jogo do brasileirão ao mesmo tempo! Poderemos ser cidadãos mais efetivos, críticos, contemplativos e questionadores quando assimilarmos qual o espaço q devemos reservar no nosso dia-a-dia para a televisão em contraste com as demais formas de mídia (a leitura por exemplo).

Gustavo Jung

Samea Romero disse...

Cada um pensa do seu jeito não é?...
Eu acho que assistir BBB,é sim uma perda de tempo...
Novelas nem tanto,é sempre bom a gente acompanhar uma bela história,igual é bom acompanharmos um bom livro com histórias de ação,tristeza,amor e por aí vai!
Mas tudo dentro do seu limite...

Beijos
Parabéns pelo blog *---*

Postar um comentário

Bem-vindos!

Minha foto
Um conjunto de antíteses e uma mente apaixonada, que pulsam juntos em forma de sonhos. Graduanda em Psicologia e ex-estudante de Jornalismo na UFRGS.

Eles aprovam: