terça-feira, maio 12

"O velho Repórter Esso foi ler notícias noutro plano."

Estive angustiada ao longo de todo o dia, sem saber o porquê.
Em aula, na noite dessa segunda-feira, falei sobre Lauro Hagemann. Contei, para a minha turma, a história do Repórter Esso, cuja voz esteve atuante durante a Rede da Legalidade.
Em minhas andanças pelo Jornalismo, tive a oportunidade de entrevistá-lo.
Assim que cheguei ao seu apartamento pela primeira vez, me recebeu emblemático: com um sorriso alegre no rosto e um abraço ternuroso. Logo após, mostrou-me fotos de sua infância e de suas viagens à Europa. Sentou em uma poltrona, ao lado de uma cachorra, por ele mimado diariamente. E assim nossas conversas viajaram pelo tempo.


Ao ouvir e aprender mais a respeito de sua história, eu e meus colegasJônatha BittencourtGiovani de OliveiraCristiano Goulart e Caetano Cremonini nos encantávamos com tamanha bravura e atuação política. Lauro é uma daquelas pessoas que a gente admira a cada palavra. E que nos serve como inspiração.

Na tarde desse último domingo, na casa dos meus pais, encontrei uma gravação desses encontros semanais que fazíamos. Na época, nosso objetivo era escrever a biografia deste grande militante. Lauro, por outro lado, deixava claro que o trabalho da escrita ficaria por nossa conta, já que deste dom ele não desfrutava. Por outro lado, poderia falar o quanto quiséssemos - essa era a sua diversão.
Tendo um filho com o mesmo nome (Lauro R L Hagemann) e uma neta chamada "Laura", dizia ele que eu também integrava a "família de Lauros". E hoje - depois de receber a notícia de seu falecimento - eu compreendo que, se existe um plano espiritual, certamente é por lá que nossas vidas estão interligadas.
Nossas entrevistas serão eternas, meu velhinho, meu exemplo histórico, meu xará!



Bem-vindos!

Minha foto
Um conjunto de antíteses e uma mente apaixonada, que pulsam juntos em forma de sonhos. Graduanda em Psicologia e ex-estudante de Jornalismo na UFRGS.

Eles aprovam: